adplus-dvertising

Como se faz o cálculo dos fusos horários?

Índice

Como se faz o cálculo dos fusos horários?

Como se faz o cálculo dos fusos horários?

Para descobrir os graus dos fusos, utilizam-se os 360º de circunferência terrestre, então se divide este número por 24 horas de um dia. Assim, é encontrado o número de 15º. Portanto, cada 15º representam 1 hora.

Para que o fuso horário foi criado?

Para padronizar a hora internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários.

Quantos fusos horários tem a terra?

Portanto, a cada 15° no movimento de rotação tem-se uma hora. O fuso horário referência, de Greenwich, tem a extensão de 7°30' a leste e 7°30' a oeste. São, ao todo, 24 fusos horários.

Qual a importância dos fusos horários?

  • A compreensão dos fusos horários é de extrema importância, principalmente para as pessoas que realizam viagens e têm contato com pessoas e relações comerciais com locais de fusos distintos dos seus, proporcionado, portanto, o conhecimento de horários em diferentes partes do globo.

Quais os fusos horários no Brasil?

  • Fusos Horários no Brasil. Localizado no hemisfério ocidental, o Brasil possui 4 fusos horários e, em relação ao Meridiano de Greenwich (GMT), possui o seu horário atrasado variando de duas a cinco horas a menos: Fuso 1 (-2GMT): possui duas horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.

Quais os horários definidos pelos fusos?

  • Os diferentes horários definidos pelos fusos são determinados em função da incidência solar em cada localização geográfica. Convencionou-se dividir o planeta em 24 fusos horários, essa divisão foi proposta pela primeira vez pelo engenheiro Sandford Fleming, em 1878.

Como calcular os fusos horários?

  • Como calcular os Fusos Horários? Esta metodologia leva em consideração o movimento de rotação da Terra, em sentido anti-horário para o Leste. Assim, adiantamos as horas dos fusos a Leste, e atrasamos as horas à Oeste do GMT (Greenwich Mean Time, em português Tempo Médio de Greenwich).

Postagens relacionadas: