adplus-dvertising

Como funciona uma estação de tratamento de efluente?

Índice

Como funciona uma estação de tratamento de efluente?

Como funciona uma estação de tratamento de efluente?

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.

Quais as etapas do sistema de tratamento de efluentes?

De maneira convencional, as etapas de tratamento de efluentes são as seguintes: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário.

Por que o lodo tende a Acumular-se no fundo do tanque de tratamento?

Quando cessada a injeção de oxigênio no meio, esses flocos, por gravidade, tendem a decantar e acumular no fundo do tanque, formando o que chamamos de “lodo ativado”. Nesse período também acontece a remoção de alguns nutrientes indesejáveis como Nitrogênio e Fósforo.

Como funciona o tratamento de efluentes no Brasil?

O tratamento de efluentes industriais funciona de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. O processo ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes.

O quê tratamento de efluentes?

Processos químicos no tratamento de efluentes industriais Utilizam produtos químicos em seu processo, tais como: agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento.

Quais são os tipos de tratamento de efluentes?

As ETEs convencionais aplicam cinco etapas ao efluentes coletados: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário, tratamento do lodo e tratamento terciário. Em geral, tratam-se de tratamentos físico-químicos ou biológicos.

O que acontece na etapa preliminar de tratamento de um efluente?

1) TRATAMENTO PRELIMINAR Nesta etapa, é feita a remoção dos materiais em suspensão, através da utilização de grelhas e de crivos grossos (gradeamento), e a separação da água residual das areias a partir da utilização de canais de areia (desarenação).

Postagens relacionadas: