Quais são os 3 tipos de sensores ópticos e como funciona cada um deles?
Índice
- Quais são os 3 tipos de sensores ópticos e como funciona cada um deles?
- Quais são os componentes do sensor óptico?
- Quais são os tipos de sensores ópticos?
- Quais são os tipos de sensores ópticos?
- Quais são os tipos de sensores utilizados no controle óptico de máquinas?
- Por que o sensor óptico é preferido pelos projetistas?
- Quais são os sensores já prontos?

Quais são os 3 tipos de sensores ópticos e como funciona cada um deles?
O funcionamento dos sensores ópticos baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensível. Basicamente são divididos em três tipos distintos: sistema por barreira, difusão e reflexão.
Quais são os componentes do sensor óptico?
É um sistema formado pelo dispositivo emissor de luz e dispositivo receptor montados no mesmo conjunto, neste caso o feixe de luz emitido é refletido em uma superfície refletora e retorna ao ponto de origem atingindo o dispositivo receptor que está ao lado do dispositivo emissor.
Quais são os tipos de sensores ópticos?
TIPOS DE SENSORES ÓPTICOS
- Difusos;
- Difusos com supressão de fundo;
- Sensores retrorreflexivos;
- Sensor de barreira;
- Sensor de forquilha;
- Ópticos angulares em “L”;
- Tipo janela;
- BGL – sensores ópticos tipo grade de luz;
Quais são os tipos de sensores ópticos?
- A disponibilidade de diversos tipos de sensores ópticos sensíveis e rápidos permite ao projetista de controles eletrônicos de todos os tipos a elaboração de circuitos de grande eficiência.
Quais são os tipos de sensores utilizados no controle óptico de máquinas?
- Existem diversos tipos de dispositivos sensores que podem ser utilizados no controle óptico de máquinas. O primeiro é o LDR ou Light Dependent Resistor (foto-resistor) que consiste numa célula de Sulfeto de Cádmio com símbolo, forma e curvas características mostradas na figura 1.
Por que o sensor óptico é preferido pelos projetistas?
- Uma grande quantidade de dispositivos de controle em máquinas industriais, automação predial e mesmo de equipamentos de consumo utiliza sensores ópticos. Sem a necessidade de contatos mecânicos este tipo de dispositivo não sofre desgaste e está sujeito a um número muito menor de falhas, sendo por isso preferido pelos projetistas.
Quais são os sensores já prontos?
- É comum encontrarmos sensores já prontos ou chaves ópticas industriais que são componentes que já contêm no invólucro um emissor (normalmente um LED infravermelho) e um receptor que pode ser qualquer um dos estudados no item anterior. Na figura 7 mostramos um desses sensores que pode ser usado com uma roda denteada.