adplus-dvertising

O que é quartil na estatística?

Índice

O que é quartil na estatística?

O que é quartil na estatística?

Os quartis são as separatrizes que dividem o conjunto em 4 partes iguais. O primeiro quartil ou quartil inferior (Qi) éo valor do conjunto que delimita os 25% menores valores: 25% dos valores são menores do que Qi e 75% são maiores do que Qi.

Por que os quartis são utilizados?

  • Os quartis são utilizados na construção do diagrama de extremos e quartis e do diagrama caixa de bigodes. A característica populacional que corresponde à característica amostral quartil, também se denomina quartil e determina-se da mesma maneira (para uma população finita).

Qual o método mais utilizado para o cálculo dos quartis?

  • Um método mais elaborado para o cálculo dos quartis (Murteira, 2002), será descrito a seguir, por ser também o método utilizado na folha de Excel. Neste processo, começa por se considerar para a determinação do 1º e 3º quartis, respetivamente as “posições” n + 3 4 e 3 n + 1 4 (1).

Como calcular a posição do quartil?

  • ESTATÍSTICA Posição do quartil inferior = (n + 1)/4 Posição do quartil superior = [3x(n+1)]/4 Após calcular a posição encontrar o elemento do conjunto que nela está localizado. O conjunto de dados precisa estar ordenado!

Qual é o valor do quartil?

  • Dada uma amostra, considera-se que o 1º quartil é o valor tal que pelo menos 25% dos dados são não maiores do que ele e pelo menos 75% dos dados são não menores do que ele e o 3º quartil é o valor tal que pelo menos 75% dos dados são não maiores do que ele e pelo menos 25% dos dados são não menores do que ele.

Postagens relacionadas: