Como diminuir a pressão intracraniana?
Índice
- Como diminuir a pressão intracraniana?
- Como reduzir a PIC?
- São considerados sinais de elevação rápida da pressão intracraniana?
- Como a hiperventilação pode diminuir a PIC?
- Qual a elevação da pressão intracraniana?
- Como fazer o tratamento para hipertensão intracraniana?
- Como ocorre a hipertensão intracraniana idiopática?
- Qual a pressão normal dentro do crânio?

Como diminuir a pressão intracraniana?
O tratamento para hipertensão intracraniana, normalmente, é feito em internamento no hospital e depende da sua causa. Porém, é comum que o tratamento inclua a injeção de remédios corticoides, diuréticos ou barbitúricos na veia, que diminuem a quantidade de líquido no crânio e reduzem a pressão.
Como reduzir a PIC?
A craniectomia sozinha pode diminuir em até 15% o valor da PIC e, quando associado à abertura da dura-máter, a PIC pode cair até 70% do seu valor inicial. Ela está indicada em pacientes com HIC refratária e quando o prognóstico ainda pode ser bom com o controle da PIC e a otimização da PPC.
São considerados sinais de elevação rápida da pressão intracraniana?
Os principais sinais e sintomas associados ao aumento da pressão intracraniana (PIC) correspondem à cefaléia, náuseas, vômitos e letargia, podendo ocorrer sintomas focais devido a lesões ocasionando síndromes de herniação.
Como a hiperventilação pode diminuir a PIC?
A hiperventilação pode reduzir a PIC pela hipocapnia que induz a vasoconstricção cerebral com conseqüente redução do FSC. A indução rotineira de vasoconstricção pela hipocapnia pode provocar uma redução adicional do FSC, o que agravaria o déficit perfusional, levando, posteriormente, a uma isquemia cerebral.
Qual a elevação da pressão intracraniana?
- A elevação da pressão intracraniana (PIC) é uma complicação potencialmente devastadora da injúria neurológica primária. Ela pode estar associada a várias etiologias diferentes e freqüentemente complica o trauma craniencefálico, tumores do sistema nervoso central, hidrocefalia, encefalopatia hepática, hemorragia ou infarto cerebral.
Como fazer o tratamento para hipertensão intracraniana?
- O tratamento para hipertensão intracraniana, normalmente, é feito em internamento no hospital e depende da sua causa. Porém, é comum que o tratamento inclua a injeção de remédios corticoides, diuréticos ou barbitúricos na veia, que diminuem a quantidade de líquido no crânio e reduzem a pressão.
Como ocorre a hipertensão intracraniana idiopática?
- A hipertensão intracraniana idiopática ocorre em apenas cerca de uma em cem mil pessoas, geralmente em mulheres durante seus anos reprodutivos. No entanto, entre jovens mulheres com sobrepeso, é 20 vezes mais comum. Como mais e mais pessoas estão apresentando sobrepeso, o problema está tornando-se mais comum.
Qual a pressão normal dentro do crânio?
- Geralmente, a pressão normal dentro do crânio varia entre 5 e 15 mmHg, mas na hipertensão intracraniana encontra-se acima desse valor e, por isso, nos casos mais graves pode impedir o sangue de entrar no crânio, deixando de haver oxigenação adequada do cérebro.